Uma dúvida muito frequente nas avaliações que faço está relacionada a dor durante e depois do procedimento odontológico, por esse motivo, hoje falarei sobre o assunto.
Assim como os demais segmentos, a odontologia avança rapidamente em tecnologias e técnicas utilizadas, bem como em exames de diagnósticos mais precisos e materiais que, além de mais estéticos, também são mais eficientes.
Um importante elemento na instalação de implantes dentários é o anestésico, encontrado nos mais diversos tipos, desde a famosa “pomadinha” (pra não sentir a picada da agulha), até a sedação em ambiente hospitalar.
Todos estes recursos tem por objetivo melhorar a experiência do paciente, e o procedimento mais indicado será definido pelo profissional responsável, no momento do planejamento da cirurgia, conforme a necessidade de cada caso.
No geral, a instalação de implantes é realizada em ambiente de consultório, mesmo em se tratando de um procedimento cirúrgico, e faz uso de anestésicos locais (o da famosa “picadinha”). Recurso este amplamente utilizado, desde uma simples restauração, extração de dentes, entre outros. Logo, uma sensação conhecida por aqueles que já passaram por alguma intervenção odontológica.
Mesmo sendo uma sensação conhecida e um procedimento relativamente simples, para que o dentista faça a escolha mais adequada do anestésico para cada caso, é super importante que o paciente responda com seriedade o questionário (anamnese) que é feito no momento da avaliação clínica, relatando eventuais problemas de saúde, uso de medicamentos ou outras substâncias químicas, além do uso do álcool. Essa análise é fundamental para os resultados.
Lembre-se, a saúde começa pelos dentes. Visite regularmente seu dentista!
Dr. Claudecir Calixto dos Santos Júnior
CRO/SC 4665